Nossos Serviços
Acolhimento Institucional
Acolhimento institucional com 20 vagas crianças e adolescente com suas mães. Em situação de violação de direitos e risco social.
Formas de Acesso para a Instituição
Encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, CREAS ou demais serviços socioassistenciais, de outras políticas públicas setoriais e de defesa de direitos; Demanda espontânea.
Perfil
- Mãe com crianças em situação de risco social (mãe desempregada, sem condições de pagar aluguel e sem apoio familiar)
- Mãe migrante com filhos;
- Gestante em risco social e pessoal;
- Mãe ou responsável em trânsito para saúde e sem condições de sustento;
Não são elegíveis para o acolhimento
- Não são elegíveis para o acolhimento:
- Usuários de álcool e outras drogas;
- Envolvimento com tráfico de drogas;
- Ameaçados de morte;
- Violência Doméstica;
- Homens;
- Usuários com comprometimentos biológicos psicológicos ou mentais, que mereçam atenção médico-hospitalar contínuo ou de emergências;
- Animais de estimação;
Serviço Família Acolhedora
O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.
Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.
Quais os pré-requisitos para se inscrever no Programa Família Acolhedora?
- Disponibilidade afetiva;
- Ter idade entre 25 e 55 anos;
- Estar em boas condições de saúde física e mental;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Possuir renda;
- Possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias psicoativas;
- Não ter intenção em adoção.
Serviço de abordagem social girassol “Amor Em Movimento"
Com o objetivo de defender e garantir os direitos humanos.
Serviço Especializado em Abordagem Social GIRASSOL, na identificação de violação de direitos relacionados pessoas em situação e/ou moradia de rua, incidência de
trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, aspirando construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios socioassistenciais.
O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida e criar inclusão social.
Realizar o acompanhamento socioassistencial das pessoas em situação de rua, mediante o trabalho social de abordagem e busca ativa com ênfase em um processo educativo centrado na orientação, comunicação e defesas de direitos;
Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acolhida com dignidade;
Vincular a população em situação de rua aos serviços da rede socioassistencial, bem como realizar ações de reinserção familiar e comunitária;
Sítio Vó Ulda
Espaço Pedagógico e lúdico desenvolvido para atendimento de adolescentes, do sexo masculino, na faixa etária, de 12 a 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, que envolve as seguintes violações:
Trabalho Infantil, Exploração sexual e problemas decorrentes ao uso de drogas.
Atividades desenvolvidas: Esportivas, Recreativas, Rodas e Conversas, Oficinas Temáticas e Acompanhamento Psicossocial, visando encaminhamento para Rede Socioassistencial.